ARQUIDIOCESE BH

Igreja de Betim é elevada a santuário em celebração dedicada a Nossa Senhora do Carmo

Arquidiocese passa a contar com 14 santuários

Daniel Maia
dmaia@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/07/2025 às 09:14.Atualizado em 16/07/2025 às 10:40.
O feriado deste 16 de julho, em Betim, é dedicado a Nossa Senhora do Carmo. (Divulgação / Arquidiocese BH)
O feriado deste 16 de julho, em Betim, é dedicado a Nossa Senhora do Carmo. (Divulgação / Arquidiocese BH)

Fiéis católicos vivenciam um momento histórico nesta quarta-feira (16), feriado municipal em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi oficialmente elevada a santuário durante Missa presidida pelo arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Com a elevação, a Arquidiocese de Belo Horizonte passa a contar com 14 santuários, reconhecidos como espaços de intensa vivência da fé, oração e devoção popular. A igreja está localizada na avenida Nossa Senhora do Carmo, 122, no Centro de Betim.

Edificação na cidade

A antiga igreja de Betim, construída no século 19, foi demolida em 1969. A atual foi edificada na década de 1960. Em 1999, foi inaugurado um memorial na Praça Milton Campos em homenagem à primeira matriz, e em 2022, a Ermida Nossa Senhora do Carmo foi construída no mesmo local para resgatar a história da capela original da cidade.

Devoção

Segundo a tradição, Nossa Senhora do Carmo apareceu a São Simão Stock em 16 de julho de 1251, entregando-lhe o escapulário e prometendo proteção espiritual a quem o usasse com devoção. A Ordem Carmelita, à qual ele pertencia, foi fundada no século 12 por eremitas que seguiam o exemplo de Maria e do profeta Elias no Monte Carmelo, na Palestina.

VEJA FOTOS

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por