
A vitória do Brasil sobre a Sérvia, por 2x0, na estreia da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (24), não virou manchete apenas no noticiário nacional.
Como a Seleção Brasileira é a primeira colocada do ranking da Fifa e uma das favoritas para conquistar o Mundial do Catar, o triunfo do primeiro jogo também estampou alguns dos principais jornais do mundo.
No britânico The Guardian, a manchete destaca os dois gols do atacante Richarlison, que ajudou a “afundar” a Sérvia. O periódico destaca ainda o impressionante chute de bicicleta.
“Sim, Brasil: é mais ou menos assim que nos lembramos de você. Essa é uma nova geração de jogadores, uma nova era e um novo desafio da Copa do Mundo. E, da mesma forma, essa foi uma performance brasileira clássica no torneio: do tipo que parece ter sido feita para nosso deleite”, escreve o jornalista Jonathan Liew na abertura da matéria.
O jornal francês Le Monde destaca a vitória sobre a Sérvia, mas diz que o Brasil está preocupado com Neymar, que sofreu uma torção no tornozelo. Para a publicação, a noite vitoriosa da Seleção Brasileira foi “estragada pela lesão” do craque do Paris Saint-Germain (PSG) no final do jogo.
“A (camisa) Canarinho muda de marcha no segundo tempo e derruba o rival", diz a manchete do jornal espanhol El País. O periódico diz que o Brasil “invadiu” o Catar com “duas caras”, começando com uma caída e sem graça, que deu lugar a outra explosiva e mais coletiva.
Segundo o El País, essa mudança de comportamento da Seleção Brasileira foi suficiente para “mandar a Sérvia para a sarjeta”.
O tradicional jornal italiano Corriere della Sera chama de “show” os dois gols de Richarlison, mas destaca que há um clima de “suspense” devido ao Neymar. “O Brasil tem a paciência do ‘angelical’ Tite, que no banco não mexe um músculo da cara nos longos minutos, praticamente todo o primeiro tempo, em que seus campeões não conseguem domar a Sérvia”, diz trecho da matéria do repórter Alessandro Bocci.
Para o italiano, o Brasil afugentou os “fantasmas” das Copas passadas e começou a busca pela sexta taça do Mundial da Fifa.
E o que nossos “hermanos” do jornal El Clarín falaram sobre a estreia do Brasil na Copa? A manchete do jornal argentino diz que a Seleção mostrou “autoridade” e venceu com a “magia” de Richarlison. Mas o periódico lembra que Neymar acendeu um alerta após a lesão.
“O pentacampeão mais do que atendeu às expectativas. Ele estava tão entusiasmado que, no final, os torcedores acabaram cantando ‘olé, olé, olé’ a cada sucessão de toques de seus jogadores. Seu poder assusta. Um porém… Neymar saiu de campo mancando e com sinais de preocupação: seu tornozelo direito estava machucado”, relata o jornalista Martín Voogd.
Leia Mais: