
Um incêndio tomou conta do pavilhão azul no início da tarde desta quinta-feira (20), onde ocorre a Conferência do Clima (COP-30), em Belém-PA. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram as chamas atingindo o teto do local. Seguranças do evento evacuaram o espaço.
De acordo com o ministro de Turismo, Celso Sabino, as chamas foram controladas em aproximadamente 15 minutos e o espaço deverá ser isolado. “Estamos com dezenas de homens do Corpo de Bombeiros. As montagens (dos pavilhões) foram feitas dentro dos padrões, com materiais anti-chamas e anti-incêndios, o que impediu a propagação do fogo”, disse o ministro.
Assim que houver um posicionamento oficial, Sabino revelou que caberá à organização da COP 30 e representantes da ONU se a reunião seguirá nesta quinta ou se será retomada apenas na sexta-feira (21), último dia previsto para acontecer o evento.
Ainda não há informações sobre o que motivou o incêndio. Um caminhão pipa do Corpo de Bombeiros esteve no local para auxiliar no combate às chamas e a energia elétricano chegou a ser cortada para evitar maiores danos.
O ministro do turismo afirmou que não houve feridos. Ainda segundo ele, as primeiras informações indicam que o fogo começou na área do stand da China. O pavilhão azul reúne estandes dos países e é dedicado às exposições oficiais, debates, mesas temáticas e apresentações de projetos ligados à agenda climática.
Leia mais