Incêndio em reator de subestação no Paraná causou apagão em quatro subsistemas do país
ONS confirma perda de 10.000 MW e aponta fogo em reator na Subestação de Bateias como origem da falha que atingiu o sul, sudeste/centro-oeste, nordeste e norte

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou, em nota, que a causa do apagão que atingiu diversos estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14) foi um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná.
A ocorrência, registrada à 0h32, provocou o desligamento de toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e a interrupção de aproximadamente 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN): Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
De acordo com o ONS, no momento do incidente, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
Cargas perdidas por região
A interrupção de carga foi distribuída da seguinte forma pelos subsistemas:
- Sudeste: Perda de 4.800 MW;
- Nordeste: Interrupção de 1.900 MW;
- Sul: Perda de 1.600 MW;
- Norte: Interrupção de 1.600 MW.
Restabelecimento
Assim que a situação foi identificada, o ONS iniciou uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões.
O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreu de maneira segura logo nos primeiros minutos. Todas as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas em até uma hora e meia após o início da ocorrência. As cargas da Região Sul foram totalmente recompostas por volta de duas horas e meia após o incidente.
O ONS informou que uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para esta terça-feira. Um encontro preliminar de Análise da Perturbação está previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira (17).
*Com informações da Agência Brasil