Juliette mobiliza famosas brasileiras para campanha contra a violência de gênero e feminicídio
A campanha #VocêNãoEstaSozinha é um movimento para a conscientização do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
A ex-BBB Juliette convidou diversas personalidades brasileiras para participar de uma campanha online contra o feminicídio, na véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em 25 de novembro.
A iniciativa utiliza a hashtag #VocêNãoEstáSozinha e reúne vozes como Xuxa, Angélica, Erika Januza, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Sabrina Sato e outras artistas.
Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999, a data reforça o alerta global sobre a violência de gênero. Segundo pesquisa da entidade, 70% das mulheres no mundo já sofreram ou ainda vão sofrer algum tipo de agressão ao menos uma vez na vida.
A campanha promovida por Juliette ressalta a importância das denúncias e detalha os diferentes tipos de violência praticados contra mulheres. Agressões física, psicológica, sexual, patrimonial e moral são classificadas como crimes de gênero. O feminicídio, expressão mais extrema dessas violências, é caracterizado pelo assassinato motivado pela condição de gênero. De acordo com o governo brasileiro, a maioria dos casos é cometida por parceiros ou ex-parceiros das vítimas.
A mobilização surgiu após a morte de uma amiga da influenciadora, assassinada pelo companheiro em julho deste ano. O projeto reforça que o tema não tem vínculo partidário.
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o Brasil é o quinto país com maior número de assassinatos de mulheres, apesar de a violência contra elas ser crime. Denúncias podem ser realizadas pelo número 180, da Central de Atendimento à Mulher.
Leia mais: