
Equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da prefeitura do Rio de Janeiro realizaram na madrugada desta sexta-feira (2) mais uma etapa da Operação Tatuí, em toda a orla da praia de Copacabana. Entre os itens desenterrados pelas equipes estavam bebidas, uma mesa, estruturas metálicas para guarda-sóis, dois coolers, 50 cocos e estruturas de apoio ao comércio irregular. Ao todo, cerca de 3 toneladas de ferragens foram recolhidas e descartadas, bem como seis toras de madeira.
Os agentes também atuaram para garantir o ordenamento e a desobstrução da orla. Tatuí é uma espécie de crustáceo que habita as praias arenosas, fazendo escavações na areia.
Durante as ações de fiscalização e desobstrução de áreas públicas, uma barraca de praia foi apreendida e duas bicicletas elétricas - que estavam sendo alugadas ilegalmente por pessoas físicas, sem manutenção, alvará ou qualquer tipo de licença, além de uma caixa de som.
Na quinta-feira (1º), os agentes da Ordem Pública encontraram a estrutura de uma barraca localizada em frente ao palco onde será realizado o show da cantora Lady Gaga, neste sábado (3).
A estrutura, de grande porte e composta por dezenas de barras de ferro, foi desenterrada e removida do local. Também foram apreendidas garrafas de água, bebidas alcoólicas e 10 cocos — além de lonas dispostas irregularmente na faixa de areia, obstruindo o local.
“Esse trabalho de prevenção feito pelas nossas equipes contribui para impedir a ocupação irregular da areia com objetos, garantindo a integridade física das pessoas, além de ajudar a reforçar o controle sobre a entrada de garrafas de vidro, objetos cortantes e outros materiais que podem oferecer risco, especialmente em meio a grandes aglomerações”, avaliou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Durante as ações de desobstrução do espaço público, também foram recolhidos diversos objetos pertencentes a ambulantes irregulares, como bolsas, mesas de praia e acessórios, que haviam sido deixados obstruindo a via.
Ambulantes
A Seop informa que o acesso dos ambulantes credenciados para trabalhar no show da cantora Lady Gaga será feito exclusivamente pelas Ruas Martin Afonso, Prado Júnior, Hilário de Gouveia, Santa Clara e Xavier da Silveira. A medida, alinhada com a organização do evento e com a Polícia Militar, tem a finalidade de auxiliar na fiscalização e na checagem dos itens proibidos para os comerciantes ambulantes, como garrafas de vidro e grandes estruturas.
Leia mais