Lula desembarca em Minas para anunciar investimentos no Vale do Jequitinhonha
Evento marca encontro regional e reúne ações interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial e direitos humanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca novamente em Minas Gerais nesta quinta-feira (24) para cumprir mais uma agenda oficial no interior do estado. Desta vez, o presidente participa da cerimônia de entregas do governo Federal no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.
O evento, marcado no Parque de Eventos e Exposição de Minas Novas, integra o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste e reunirá diversas iniciativas interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas. Segundo o governo federal, os anúncios previstos durante a cerimônia beneficiarão não apenas a população do Vale do Jequitinhonha, mas também outras regiões do país.
Esta visita reforça a frequência com que o presidente Lula desembarca em solo mineiro durante agendas em 2025. Desde março, esta é a quinta viagem do presidente ao estado, com anúncios que abrangem áreas estratégicas como infraestrutura, agronegócio, indústria, saúde e educação, além de promover investimentos e ações voltadas para a inclusão social e econômica.
Agendas de Lula em Minas no ano
Em 7 de março, Lula esteve em Campo do Meio, no Sul de Minas para formalizar a desapropriação da antiga fazenda-usina Adrianópolis, transformando a área em um novo assentamento para 300 famílias Sem Terra. Na ocasião, foram anunciados 60 novos assentamentos em todo o Brasil.
Quatro dias depois, 11 de março, foco em Betim e Ouro Branco, quando participou da inauguração do novo centro de desenvolvimento da Stellantis na cidade da Grande BH, que será o maior da América Latina para motores híbridos. Em seguida, em Ouro Branco, acompanhou a cerimônia de expansão da produção de aço da Gerdau.
No dia 7 de abril, o presidente foi a Montes Claros, no Norte de Minas, Lula prestigiou o anúncio de um investimento de R$ 500 milhões da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, que fornece insulina para o SUS, na sua planta em Montes Claros.
Já em 12 de junho, o presidente desembarcou em Mariana, para anunciar mais de R$ 4,2 bilhões em investimentos para reparar os danos da tragédia de Fundão. À tarde, em Contagem, Lula entregou 318 máquinas agrícolas a municípios mineiros, visando modernizar a produção e reduzir desigualdades no campo.
Leia mais: