
Mais de 3 mil médicos selecionados pelo Programa Mais Médicos 2025 começaram a atuar nesta semana em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A distribuição teve início na quarta-feira (2) e contempla 3.173 profissionais, sendo 3.065 em Equipes de Saúde da Família e 108 com atendimento exclusivo nos DSEIs.
O edital mais recente do programa registrou mais de 45 mil inscritos e teve como base a Demografia Médica 2025, estudo elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Médica Brasileira (AMB). O levantamento indicou desigualdade na distribuição de médicos entre as regiões do país.
Entre os dias 2 e 7 de julho, os municípios estão recebendo os médicos formados no Brasil com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM). Já os formados no exterior iniciarão o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) em 4 de agosto, com foco em urgências, emergências e doenças prevalentes nas regiões de destino.
A distribuição das vagas priorizou municípios com maior escassez de profissionais, sendo 75,1% delas destinadas a cidades de pequeno porte, 11,1% para municípios de médio porte e 13,8% para os de grande porte. Atualmente, o Programa Mais Médicos conta com cerca de 24,7 mil médicos em atuação, alcançando 4,2 mil municípios e cobrindo 94% do território nacional.
Leia mais