pandemia

Média de mortes diárias por Covid no Brasil está acima de 200 há cinco semanas

Agência Brasil
Publicado em 06/08/2022 às 12:00.
 (Secretaria de Saúde Ceará - Divulgação)

(Secretaria de Saúde Ceará - Divulgação)

As mortes diárias por Covid-19 no país está acima do patamar de 200 há quase 40 dias, isto é, há cinco semanas. Os dados foram divulgados pela Fundação Oswaldo (Fiocruz), nessa sexta-feira (5), e considera a média móvel de sete dias. Na última semana, o país registrou média de 206 óbitos.

A última vez que a média ficou abaixo de 200 foi no dia 27 de junho (196 mortes). Ao longo de todo o mês de maio e de boa parte do mês de junho os óbitos ficaram próximos de uma média de 100 por dia, chegando a registrar números até inferiores a esse patamar em algumas ocasiões, como em 6 de junho (75 mortes).

O pesquisador da Fiocruz Leonardo Basto, afirma que o patamar de 200 mortes por dia registrado na última semana tem relação com a disseminação de subvariantes da Ômicron, que provocaram novas infecções.

No entanto, a queda no número de hospitalizações registrada nas regiões Sul e Sudeste deve se refletir na queda das mortes daqui a algumas semanas.

Apesar do patamar de mortes ainda estar acima de 200, é possível perceber uma tendência de queda nos últimos quatro dias. Os óbitos de ontem, por exemplo, são 13,8% inferiores aos de duas semanas atrás (239 mortes) e 8,8% menores que aqueles de um mês antes (226 mortes).

A média móvel de sete dias é calculada somando-se os registros do dia com aqueles dos seis dias anteriores e dividindo-se o total por sete.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por