RESPEITO

Minas terá campanha especial durante outubro para valorização da pessoa idosa

Neste 1º de outubro é celebrado o dia internacional da pessoa idosa

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
01/10/2023 às 16:03.
Atualizado em 01/10/2023 às 16:08
Minas terá Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idos (Divulgação / Sedese)

Minas terá Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idos (Divulgação / Sedese)

Neste domingo, primeiro dia do mês de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Para celebrar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e respeitar a população com 60 anos ou mais, bem como difundir os direitos deste público, será realizado durante todo o mês uma série de ações em Minas Gerais.

A partir desta segunda-feira (2/10), o portal do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), da Sedese, publicará uma série de conteúdos relacionados à campanha, incluindo artigos sobre os direitos das pessoas idosas, Coleção Geração Prateada (gibi educativo) e novos episódios do podcast Minuto da Pessoa Idosa.

Na quarta-feira (4/10), a Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH) abrirá inscrições para o curso "Formação sobre os Direitos da Pessoa Idosa". O curso gratuito será oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), na plataforma Moodle e seguirá com inscrição até o dia 17/10.

As atividades fazem parte da Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa, desenvolvida pelo Governo de Minas, pela  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), 

“Esta é uma oportunidade para celebrar os avanços conquistados em prol dos direitos das pessoas idosas ao longo das últimas duas décadas. Vamos reafirmar o compromisso do Governo de Minas em garantir que essa população tenha uma vida plena de oportunidades”, destaca o diretor Estadual de Políticas para Pessoa Idosa, Rodrigo Marques da Costa.

Ainda segundo Costa, a valorização da pessoa idosa é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa. “É essencial que a sociedade como um todo se envolva nessa causa, reconhecendo a importância das pessoas idosas como detentoras de experiências valiosas e recursos inestimáveis para as gerações mais jovens”, disse o diretor.

População idosa

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Brasil possuía 32 milhões de pessoas idosas, o equivalente a 16,4% da população nacional. As projeções para os próximos 20 anos são de que o país chegue a 60 milhões de pessoas idosas, quase um terço da população total.

Em Minas Gerais, levantamento da Fundação João Pinheiro (FJP), realizado no mesmo ano, apontava que, em 2010, a população idosa era de 2.342.973, o que correspondia a 9,8% do total. Porém, em 2018, já alcançava 3.191.212 (15,3%). A projeção para os próximos anos é similar à nacional, com as pessoas idosas alcançando um terço da população em 2040.

Clique aqui e confira a programação completa no estado, divulgada pela Sedese.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por