
O mineiro Rodrigo Maicow, de 34 anos, percorreu, sozinho, a mesma trilha que os incas faziam em busca de iluminação até chegar a Machu Picchu. A caminhada de cinco dias começou em 28 de julho de 2022, quando ele desembarcou no Peru.
De Lima, Rodrigo partiu para Cusco, onde se preparou para iniciar o trajeto de 72 quilômetros por Salkantay até a antiga cidade inca de Machu Picchu.
Rodrigo conta que optou por fazer a trilha sozinho para vivenciar a experiência que os incas tinham. O mineiro é estudioso do tema ‘Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano’, e acredita que experiências como essa ajudam a "compreendê-lo" na prática.
Ele sabia da necessidade de preparo físico e emocional quando decidiu embarcar na aventura. "Os primeiros dias foram muito difíceis. O clima gelado e a altitude fazem o corpo e a mente quererem desistir o tempo todo".
O desafio valeu a pena. "Salkantay é linda e vale cada esforço. Durante a viagem, encontrei um senhor que vive numa pequena casa nos arredores da montanha. Ele disse que a montanha acolhe e protege a todos, e que o deus Salkantay enche de felicidade quem passa por ali. Acredito nisso, porque eu realmente me senti muito feliz durante o caminho”.
Salkantay era percorrida por incas que buscavam autoconhecimento, elevação espiritual e que queriam chegar a Machu Picchu. A caminhada oferece cenários deslumbrantes pelas montanhas nevadas, lagoas de degelo, cachoeiras, vales e cordilheiras andinas.
A trilha é considerada uma das 25 melhores do mundo. Ela está localizada a oeste de Cusco. Salkantay é a segunda maior montanha nevada do Peru, a 4,6 mil metros acima do mar. O topo está a 6.720 metros.
É a montanha nevada mais importante da Cordilheira de Vilcabamba, pois é considerada o Apu Sagrado (espírito da montanha) mais poderoso e que protege os povoados de Mollepata, Limatambo, Choquequirao e Machu Picchu, pelos caminhos de Chinchaysuyo e Antisuyo.
“Salkantay é uma trilha inca clássica, que precisa ser planejada com vários meses de antecedência. Ela foi a melhor opção para chegar a Machu Picchu. Foram cinco dias muito intensos, um total de 72 km de caminhada, 4.600 metros de altitude alcançados, com direito a neve, chuva, suor, muitos calos, muitas emoções e dias que vão ficar guardados para sempre na memória”, conta Rodrigo Maicow.
Leia mais: