
Um mineiro que está em Kiev, capital da Ucrânia, tem relatado no seu perfil do Instagram como está a cidade após a invasão da Rússia na madrugada desta quinta-feira (24). David Abu-Gharbil é engenheiro eletricista, natural de Coqueiral, no Sul de Minas, e contou que está, junto a outros brasileiros, na entrada de um bunker para se proteger caso haja ataque aéreo.
“Tem bastante gente com crianças, famílias. Pessoal com mala, preocupado. Quando ocorrer alguma bomba, alguma coisa parecida, a gente vai lá pra baixo”, disse em um dos vídeos publicados.
Mas cedo, o engenheiro explicou que teve que ir ao supermercado comprar alguns mantimentos e as filas estavam dando voltas no estabelecimento e muitas coisas já haviam acabado. "Desisti de ficar no supermercado, porque as filas estão enormes e já não tem muita coisa. Vou procurar um de bairro, que tem aos montes por aqui e tentar comprar um pão”, explicou David em uma das transmissões que fez.
No início da manhã desta quinta-feira, o jovem postou a primeira gravação contando como estava o clima de tensão na cidade ucraniana. De acordo com ele, o governo anunciou que a Rússia havia entrado no país e que todos estavam em “estado de guerra”. Desde então, Gharbil está reunido com um grupo de brasileiros que também vive no país.
“As ruas estão lotadas no sentido Polônia, é impossível sair pelas ruas. O que nos resta é nos protegermos. Eu vou encontrar uns brasileiros agora, fazer umas compras para não passar fome. Encontrar uns brasileiros e ficar junto. O que resta a nós é isso. Vamos ver no que dá”, contou.
Leia mais
'Biden foi sofrível e europeus mais assertivos', diz especialista sobre reação à guerra na Ucrânia
Mourão diz que Brasil não concorda com invasão russa e que país 'não está neutro'
Mourão defende apoio militar do ocidente para conter Putin
Veja imagens e vídeos do avanço das tropas russas em território ucraniano