
Após a marca Balance ter retirado do mercado, na última terça-feira (19), por conta própria, três lotes de petiscos para cães do tipo bifinho, devido à suposta contaminação por monoetilenoglicol, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou, nesta sexta´feira (21), o recolhimento em todo o território nacional dos produtos da Balance.
Segundo o Mapa, a medida foi tomada após o ministério receber oficialmente o comunicado de recall voluntário de três lotes de petiscos caninos: Bifinhos Frango Filhote (lote 22V074); Bifinhos Frango Assado (lote 22V085); e Bifinhos Carne e Vegetais (lote 22V085).
Agora, são seis empresas com determinação de recolhimento de produtos após detecção de dois lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol: Bassar Indústria e Comércio Ltda; FVO Alimentos Ltda; Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais; Upper Dog comercial Ltda; Petitos Indústria e Comércio de Alimentos; e agora a Pets Mellon Indústria de Produtos para Alimentação Animal Ltda.
As investigações da contaminação dos produtos destinados aos cachorros estão sendo realizadas pelas Polícias Civis de São Paulo e Belo Horizonte, com acompanhamento do Ministério da Agricultura.
“O propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido de empresas registradas. As investigações que estão sendo realizadas são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol. Até o momento, não existe diretriz do ministério de suspender o uso de produtos que contenham propilenoglicol na sua formulação, além dos já mencionados”, informou o Mapa.
Leia Mais: