Inusitado

Morador de Istambul, na Turquia, está com Covid-19 há 14 meses

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
14/02/2022 às 19:17.
Atualizado em 14/02/2022 às 19:26
O turco Muzaffer Kayasan, de 56 anos, já recebeu 78 vezes diagnósticos positivos de coronavírus (Facebook / datquangquetoi.net / Reprodução)

O turco Muzaffer Kayasan, de 56 anos, já recebeu 78 vezes diagnósticos positivos de coronavírus (Facebook / datquangquetoi.net / Reprodução)

A chamada “Covid longa”, quando os sintomas da infecção pelo coronavírus se prolongam por até 12 semanas, em algumas pessoas, já afeta um turco há 14 meses.

Segundo a agência estatal turca de notícias Anadolu Agency, Muzaffer Kayasan, de 56 anos, foi diagnosticado pela primeira vez com coronavírus em dezembro de 2020. Desde então, ele testou positivo 78 vezes.

Devido às medidas de restrição sanitária da Turquia, o homem está isolado em casa, em Istambul, há mais de um ano. Se não bastasse o coronavírus, Kayasan também é portador de leucemia (câncer no sangue) e passou nove meses no hospital recebendo tratamento para fortalecer o sistema imunológico.

De acordo com a Anadolu Agency, devido à Covid longa, o homem só pode ver os netos por uma janela, atrás do vidro, e por meio de aplicativos de videochamada.

“Não tenho nenhum problema aqui além de ser incapaz de tocar meus entes queridos. É muito difícil”, comenta Muzaffer Kayasan à agência turca.

Agora, ele está solicitando às autoridades de saúde da Turquia que encontrem uma solução para sua situação única, especialmente em relação às restrições sanitárias.

Como explica a Anadolu Agency, as leis turcas preveem que o auto-isolamento de pacientes com coronavírus seja encerrado após uma semana quando os testes dão negativo. Mas, para tristeza de Kayasan, com dezenas de exames positivos, continua impossibilitado de sair de casa há meses.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por