(Divulgação)
Todo mês de novembro tem Black Friday, reta final do Brasileirão e uma nova edição de “Call of Duty”. Mas este ano será diferente. O game de tiro da Activision chegará em 28 de outubro para compensar o desempenho ruim de seu último título.
Para este ano, a franquia publicará “Modern Warfare II”, que repete o título do game de 2009, considerado um dos melhores episódios da franquia. Para o game foram escalados personagens clássicos como Capitão Price, John “Soap” MacTavish e Simon “Ghost” Riley.
Os personagens estavam presentes no episódio “MW2” original, game que ficou marcado pela missão “No Russian”, em que o jogador deveria dizimar civis num terminal aeroportuário. A adição dos personagens mais carismáticos da franquia faz parte dos diferentes momentos da saga e também tem um timing de marketing.
Em “Call of Duty” os episódios se conectam numa trama dorsal que envolve nazistas, soviéticos e terroristas. Tudo está entrelaçado. No entanto, as histórias são fragmentadas e publicadas de forma não cronológica, com passagens pela Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Vietnã, assim como conflitos no Oriente Médio. Dessa forma, esses heróis se mesclam à história.
Outro fator é puramente mercadológico. No ano passado, “CoD: Vanguard” ficou aquém das expectativas. A própria Activision reconheceu que o game não teve boa performance.
As reações entre os gamers demonstraram isso. Muita gente reclamou que o título era praticamente uma expansão de “Cold War” e “Modern Warfare” e que não fazia sentido pagar caro pelo mais do mesmo. Outros criticaram a curta duração da campanha de “Vanguard”.
De fato, “Call of Duty: Vanguard” peca por ser “efêmero”. A história é legal e envolve um grupo de soldados que formam um time de elite para implodir o Reich no coração de Berlim. Com elementos inspirados na chamada “Operação Valquíria”, que quase derrubou o regime em 1944, o game tem momentos memoráveis, mas chateia por ser extremamente rápido, como se fosse uma ode à puberdade.
Concorrência
Como não bastasse, o número de jogadores ativos da franquia também despencou. De acordo com um relatório de desempenho do primeiro quadrimestre de 2022, “CoD” perdeu 50 milhões de usuários ativos.
As razões estão relacionadas ao baixo desempenho de “Vanguard” e também ao aumento da concorrência. Afinal, o mercado de jogos online tem grande variedade de jogos online como “PUBG”, “FreeFire”, “Fortnite”, dentre outros.
Agora, a Activision deve balancear a trama. Há poucos dias mobilizou navios cargueiros e um porto para divulgar o teaser do game. É nítido que o foco será no modo online, que é a ferramenta que leva dinheiro para a produtora com microtransações. Mas é esperado que o game tenha uma campanha mais extensa, que pelo menos faça jus ao nome do melhor jogo da série.
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