
A Samsung apresentou o Galaxy Z Fold 7, a nova geração de smartphone dobrável, com alterações estruturais e avanços técnicos que indicam a maturidade do segmento de dispositivos dobráveis.
O modelo foi apresentado durante o evento Galaxy Unpacked 2025 e já tem vendas iniciadas em mercados selecionados. Por aqui, o lançamento deverá ocorrer nas próximas semanas.
O novo Z Fold 7 apresenta uma redução significativa nas dimensões e no peso. Fechado, o dispositivo tem 8,9 mm de espessura e, quando aberto, apenas 4,2 mm — medidas que o colocam entre os dobráveis mais finos do mercado. O peso é de 215 gramas. Para termos uma ideia, o Z Fold 3 pesava nada menos de 271 gramas e tinha 1,6 cm de espessura.
A construção utiliza alumínio na estrutura, vidro Gorilla Glass Victus 2 na traseira e Gorilla Glass Ceramic 2 na tela externa. O modelo possui certificação IP48 contra entrada de poeira e água.
aparelho traz uma nova dobradiça, chamada Armor FlexHinge, projetada para reduzir as marcas na tela principal. A tela interna mede 8 polegadas e utiliza painel Dynamic AMOLED 2X com taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz e pico de brilho de 2.600 nits. A tela externa também é AMOLED 2X, com 6,5 polegadas.
Mas nem tudo são flores, o Z Fold 7 perdeu suporte para a caneta S Pen. As antigas gerações demandavam uma caneta especial, diferente das oferecidas nos modelos Ultra, justamente para não danificar a tela dobrável. Com a menor espessura do aparelho, a Samsung decidiu eliminar a funcionalidade.
O Galaxy Z Fold 7 estreia o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, fabricado em 3 nm, com CPU de oito núcleos e GPU Adreno 750. Há versões com 12 GB ou 16 GB de memória RAM, e opções de armazenamento de 256 GB, 512 GB ou 1 TB. Para assegurar a certificação contra água e poeira, não há slot para expansão com cartão microSD.
No conjunto de câmeras, o destaque vai para o sensor principal de 200 megapixels com estabilização óptica (OIS) e tecnologia Quad-Pixel, assim como no Galaxy S25 Ultra. Ele é acompanhado por uma lente ultra-angular de 12 MP e uma teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x.
O aparelho conta ainda com duas câmeras frontais: uma de 10 MP na tela externa e outra sob a tela interna, também com 10 MP. O sistema é capaz de gravar vídeos em até 8K a 30 quadros por segundo.
A bateria mantém os 4.400 mAh da geração anterior, com carregamento rápido de 25 W por cabo (50% em 30 minutos). Na indução suporta até 15 W e oferece recurso de carregamento reverso Wireless PowerShare, quando o celular fornece carga para outro aparelho.