solidariedade

ONG Ação da Cidadania faz campanha para arrecadar donativos para vítimas de catástrofes e chuvas

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
11/12/2022 às 15:28.
Atualizado em 11/12/2022 às 15:38
ONG Ação da Cidadania contra a Fome lança campanha Emergências para ajudar famílias que perderam tudo com as chuvas (ONG Ação da Cidadania contra a Fome / Divulgação)

ONG Ação da Cidadania contra a Fome lança campanha Emergências para ajudar famílias que perderam tudo com as chuvas (ONG Ação da Cidadania contra a Fome / Divulgação)

A organização não-governamental Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, relançou a campanha Emergências para recolher doações que serão entregues a famílias desabrigadas e desalojadas, que sofrem com alagamentos e deslizamentos comuns nesta época do ano.

“No mês de dezembro, as temperaturas começam a subir com a proximidade do verão, elevando também os riscos de desastres. Quando isso acontece é urgente levar comida, água e produtos básicos para quem perde tudo”, alerta Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

Segundo a organização, nas últimas semanas, algumas regiões do Sul e Sudeste, como Curitiba, Belo Horizonte, Espírito Santo e Florianópolis, foram castigadas por enxurradas, deixando localidades inteiras inundadas e com riscos de desmoronamentos e deslizamentos. 

Desde o ano passado, quando a ação foi lançada, a ONG tem priorizado a entrega de doações para regiões afetadas por catástrofes e desastres naturais. 

As doações podem ser realizadas por meio deste site e pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br.

“Em alguns casos, por conta do difícil acesso às regiões, poucas são as organizações que conseguem fazer a ajuda chegar rápido a quem mais precisa. E nós somos uma delas”, reforça o diretor-executivo da ONG.

A campanha Emergências já levou suporte para municípios do Maranhão, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco. 

Para a cidade de Petrópolis, no estado fluminense, que há menos de um ano sofreu com as fortes chuvas, deixando mais de 200 vítimas fatais, também foram enviadas mais de dez mil refeições prontas para consumo, preparadas pela Cozinha Solidária que a ONG mantém em sua sede nacional, no Rio de Janeiro.

Também foram doados 2 mil eletrodomésticos, entre fogões e geladeiras, para cidades da Região Serrana do Rio e Sul da Bahia, que também ficaram debaixo d’água no início desse ano.

Sobre a Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. 

Desde a sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas, também considerada a maior campanha de arrecadação de alimentos da América Latina. 

Em 2021, a Ação da Cidadania iniciou as campanhas Brasil Sem Fome, que arrecadou 20 mil toneladas de alimentos somente no primeiro ano, e a Emergências, que leva donativos e eletrodomésticos para estados afetados por catástrofes e desastres naturais. 

Em 2022, a ONG lançou o Pacto pelos 15% com Fome, uma convocação à sociedade civil, empresas e agências de mídia na luta contra a insegurança alimentar grave, que hoje atinge 33,1 milhões de pessoas, ou seja, 15% da população brasileira.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por