Salão Verde

Painel de Athos Bulcão danificado durante vandalismo na Câmara dos Deputados será restaurado

Agência Câmara de Notícias
Publicado em 13/01/2023 às 21:32.
Muro Escultórico de Athos Bulcão é desmontado na Câmara dos Deputados para ser restaurado (Bruno Spada / Câmara dos Deputados / Divulgação)

Muro Escultórico de Athos Bulcão é desmontado na Câmara dos Deputados para ser restaurado (Bruno Spada / Câmara dos Deputados / Divulgação)

A obra Muro Escultórico, do artista plástico Athos Bulcão, danificada durante os atos de vandalismo na Câmara dos Deputados por radicais defensores de um golpe de Estado, foi desmontada e retirada do Salão Verde para ser restaurada por técnicos da Casa. O painel, em madeira, foi projetado especialmente para o mobiliário arquitetônico do Legislativo, a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer, nos anos 70. A peça foi amassada e também sofreu danos em razão do alagamento do salão, provocado pelo acionamento dos sprinklers.

(Bruno Spada / Câmara dos Deputados / Divulgação)

(Bruno Spada / Câmara dos Deputados / Divulgação)

De acordo com a chefe do serviço de restauração da Câmara, Gilsy Rodrigues, todas as peças que compõem o Salão Verde são significativas para o Legislativo e foram feitas especificamente para aquele espaço. "Historicamente significa muito, significa a memória da construção do nosso palácio. É parte da nossa história”, afirmou.

Ela explicou que, por ser uma obra modular, as partes que compõem a peça serão retiradas uma a uma, serão levadas ao laboratório de restauro e tratadas para voltar ao estado original. Na avaliação de Gilsy Rodrigues, é provável que antes do final deste mês a obra de Athos Bulcão possa voltar ao seu lugar de origem.

“É uma obra de encaixe. Uma parte foi danificada na parte debaixo. Além disso, tudo no Salão Verde ficou inundado e precisamos retirar desse espaço, esperar secar totalmente a área de carpete e, depois de termos certeza que está tudo seco, vamos poder voltar com essa peça”, explicou.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por