Astronomia

Rússia deve interromper cooperação com o ocidente na Estação Espacial Internacional

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
03/04/2022 às 12:57.
Atualizado em 03/04/2022 às 13:03

A Rússia afirma que encerrará a cooperação com países ocidentais na Estação Espacial Internacional (EEI) até que sejam retiradas as sanções impostas após a invasão russa na Ucrânia.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a decisão foi anunciada pelo diretor da agência espacial da Rússia (Roscosmos), Dmitry Rogozin, nesse sábado (2). Ele disse que a restauração da parceria na EEI e em outros projetos espaciais conjuntos só seria possível quando as sanções ocidentais contra Moscou fossem retiradas.

A declaração de Rogozin se deu por meio de publicação nas redes sociais. De acordo com o chefe da Roscosmos, o objetivo das sanções é “matar a economia russa e mergulhar nosso povo no desespero e na fome, para colocar nosso país de joelhos”. Ele acrescentou que eles “não terão sucesso, mas as intenções são claras”.

“É por isso que acredito que a restauração das relações normais entre os parceiros da Estação Espacial Internacional  e outros projetos só é possível com a remoção total e incondicional das sanções ilegais”, publicou Dmitry Rogozin.

A decisão da Roscosmos sobre quando encerrará a cooperação com agências espaciais dos EUA, Canadá, União Europeia e Japão na EEI será divulgada em breve e relatada às autoridades russas, conforme Rogozin. Como mostra o The Guardian, ele disse anteriormente que as sanções poderiam “destruir” a parceria entre EUA e Rússia na Estação Espacial Internacional.

As sanções econômicas instauradas pelos países ocidentais contra a Rússia começaram após Moscou iniciar o que chamou de “operação militar especial” na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Apesar das tensões, um astronauta americano e dois cosmonautas russos aterrissaram com segurança no Cazaquistão na última quarta-feira (30), depois de deixarem a EEI a bordo de uma cápsula russa da Soyuz.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por