
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) criou um site para registrar o número de civis que estão fugindo do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. De acordo com a Acnur, até a manhã desta quarta-feira (2), foram contabilizados quase 875 mil refugiados.
Os dados apontam que cerca de 52% dos ucranianos que escaparam da guerra buscaram refúgio na Polônia. O restante chegou a países como Hungria (13,3%), Moldávia (9,1%), Eslováquia (7,7%), Romênia (5,1%), Rússia (4,9%) e outras nações europeias (8%).
Segundo a Organização Internacional para Migrações, vinculada à ONU, mais de 470 mil pessoas de outras nacionalidades estão na Ucrânia, tentando sair do país, incluindo estudantes e trabalhadores.
Ajuda humanitária
Nessa terça-feira (1º), as Nações Unidas e parceiros humanitários lançaram um apelo de emergência para arrecadar US$ 1,7 bilhão (R$ 8,67 bilhões) para fornecer ajuda urgente aos moradores da Ucrânia afetados pelo conflito e aos refugiados que estão em países vizinhos.
Entre as ações humanitárias previstas pela ONU em apoio aos ucranianos estão a assistência financeira emergencial aos mais vulneráveis; distribuição de alimentos e água; cuidados de saúde; serviços de educação; abrigamento emergencial; e reconstrução de casas danificadas.
Leia mais: