Suspeito detido

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, morre após ser baleado durante discurso; veja vídeo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
08/07/2022 às 08:24.
Atualizado em 08/07/2022 às 09:50
 (Reprodução/TV)

(Reprodução/TV)

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, 67 anos, morreu nesta sexta-feira (8) após ser baleado enquanto participava de um evento de campanha em Nara, região próxima a Kyoto (Centro-Sul do Japão).

De acordo com agências internacionais, ele foi atingido por volta das 11h30 (horário local) e foi levado de helicóptero a um hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. 

O homem responsável pelo ataque é um ex-marinheiro de 40 anos, que foi preso logo após o disparo. O atirador usou uma arma artesanal.

"Shinzo Abe foi transportado para o hospital às 12h20. Ele estava em estado de parada cardíaca na chegada. A reanimação foi administrada. No entanto, infelizmente, ele morreu às 17h03" (5h03 de Brasília), afirmou Hidetada Fukushima, professor de Medicina de Emergência no hospital da Universidade de Medicina de Nara.

Fumio Kishida, atual primeiro-ministro do Japão, se pronunciou após o ataque. "Rezo para que o ex-primeiro-ministro Abe sobreviva. É um ato bárbaro durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia, e é absolutamente imperdoável. Condeno este ato nos termos mais fortes".

Veja vídeo do ataque e prisão do suspeito:

O crime chocou causou comoção no Japão, uma vez que o país tem um baixo nível de violência e leis muito duras contra a posse de armas. 

O ex-primeiro-ministro era o mais antigo do Japão e governou o país, pela primeira vez durante o ano de 2006. Depois, voltou ao poder entre 2012 e 2020. 

Abe, que era membro do PLD (Partido Liberal Democrata), estava fazendo um discurso de campanha em um comício antes das eleições que acontecem no domingo (10) para a Câmara Legislativa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por