
A empresa aeroespacial americana SpaceX, fundada pelo bilionário Elon Musk, acaba de bater um “recorde pessoal” ao lançar, nesta sexta-feira (22), 46 satélites da Starlink, também de propriedade do sul-africano e que oferece serviço de internet banda larga.
O foguete Falcon 9 de dois estágios decolou com sucesso da base Vandenberg, da Força Aérea dos EUA, na Califórnia. A decolagem ocorreu às 13h40 (horário local e 17h40 de Brasília), em meio a condições de neblina severa na costa oeste americana. Foi o 22º lançamento da empresa de Elon Musk em 2022, batendo o recorde de 21 missões no ano passado.
O primeiro estágio do Falcon 9 também completou sua missão, pousando de volta no navio “Of Course I Still Love You”, da SpaceX, no oceano Pacífico, conforme planejado, cerca de 8,5 minutos após o lançamento, segundo informações do site americano Space.
Em 11 de julho, a empresa já havia lançado outro conjunto de satélites da Starlink em Vandenberg. Naquela ocasião, um conjunto de 46 satélites chegaram ao espaço e o foguete pousou com sucesso no navio.
A Starlink tem mais de 2,8 mil satélites individuais em órbita, enquanto busca ampliar seu serviço de internet em todo o mundo.
De acordo com o site Space, a SpaceX tem autorização para enviar 12 mil satélites da Starlink para a órbita da Terra. Ao mesmo tempo, a empresa está pedindo às autoridades regulatórias dos EUA a aprovação do envio de outros 30 mil satélites.
Leia Mais