Eleitores de Belo Horizonte que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos turnos de votação têm até o fim desta segunda-feira (19) para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que até a sexta-feira passada 72.685 pessoas poderiam ter o título cancelado caso não eliminassem pendências eleitorais. Em Minas, eram 499.425 eleitores irregulares.
O número na capital mineira representa 3% do eleitorado apto a votar. Ao todo, em BH, 1.989.903 eleitores estão “em dia” com a Justiça Eleitoral.
A partir de amanhã, quem não normalizar a situação eleitoral terá que comparecer ao cartório para fazer uma revisão eleitoral. Aqueles que não regularizarem a situação estarão impedidos de votar nas eleições de 2026.
Além disso, ficarão sem o Certificado de Quitação Eleitoral. O documento é necessário para solicitar documento de identidade, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino e tirar o passaporte e o CPF.
Como fazer
Para saber se está com registro de ausência às três últimas votações e sujeito ao cancelamento do título, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral e escolher a opção “Débito eleitoral”. O sistema indicará as eleições com ausência de voto e justificativa.
Basta, então, pagar as multas para regularizar a situação. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
A consulta sobre os débitos e possibilidade de cancelamento do título também pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou ligando para o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116 3600.
Leia mais: