Estudo

Terra gira mais rápido e registra recorde de dia com menos de 24h

Da redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/08/2022 às 15:05.Atualizado em 02/08/2022 às 15:29.

O planeta tem girado mais rápido neste século, conforme estudo publicado no Reino Unido. Com isso, alguns dias têm durado menos do que 24 horas. Inclusive, há pouco mais de um mês, foi registrado o dia mais curto desde o início das medições, feitas a partir de 1960.

Em 29 de junho deste ano, a Terra levou 1,59 milissegundos a menos de 24 horas para realizar o movimento de rotação (quando o planeta gira em torno do próprio eixo).

O recorte anterior havia sido em 19 de julho de 2020, quando o planeta “rodou” 1,46 milissegundo mais rápido. Apenas naquele ano, conforme o estudo, a terra bateu 28 recordes de dias mais curtos. 

Vale ressaltar, no entanto, que as alterações são imperceptíveis para as pessoas e apenas são identificadas por meio das análises, feitas com equipamentos específicos pelo chamado Tempo Universal Coordenado (UTC).

Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (em inglês: National Aeronautics and Space Administration — Nasa), os dias podem ser encurtados com terremotos, a partir do deslocamento de pedras.

Outra explicação citada por especialista é de que as mudanças climáticas, com o derretimento de geleiras, possam contribuir para a redução dos dias. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por