Conflito

Ucrânia diz que Rússia atacou e tomou o controle da maior usina nuclear da Europa

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/03/2022 às 10:35.
 (Reprodução/TV)

(Reprodução/TV)

Governo da Ucrânia afirmou, nesta sexta-feira (4), que as forças russas assumiram o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada em Energodar, no sudoeste do país, e considerada a maior do tipo na Europa. 

Após uma série de bombardeios, um incêndio atingiu o local, mas já foi controlado. Conforme agências internacionais, não há registro de vazamento de radiação no local. 

No ataque, três militares ucranianos morreram e outros dois ficaram feridos. Hoje, a invasão russa ao território ucraniano chega ao nono dia. 

Rússia

O Ministério da Defesa da Rússia atribuiu o ataque a sabotadores ucranianos, chamando-o de "monstruosa provocação".

Um porta-voz do Ministério da Defesa russo disse que a usina nuclear estava operando normalmente e que a área estava sob controle russo desde 28 de fevereiro.

"Entretanto, na noite passada, no território adjacente à usina, foi feita uma tentativa, pelo regime nacionalista de Kiev, de realizar monstruosa provocação", disse o porta-voz Igor Konashenkov.

"Em 4 de março, por volta das 2h, em território próximo à usina nuclear de Zaporizhzhia, patrulha móvel da Guarda Nacional foi atacada por um grupo de sabotagem ucraniano", acrescentou.

  

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por