Imunização

Vacina única contra Covid-19 e Influenza já tem resultados promissores, segundo Instituto Butantan

Agência Brasil
04/03/2022 às 18:10.
Atualizado em 04/03/2022 às 18:17

O Instituto Butantan avaliou como promissores os primeiros resultados de estudo realizado com a vacina única contra Covid-19 e gripe, já que os testes preliminares mostraram que o imunizante é capaz de produzir anticorpos para os dois vírus (SARS-CoV-2 e Influenza).

Segundo o instituto, os testes em humanos da vacina única podem começar em até um ano. Atualmente, ela está em fase de testes em modelos animais que, após imunização, produziram anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B), além do novo coronavírus.

A vacina inclui a formulação da ButanVac, imunizante do Butantan contra Covid e que está sendo avaliado em ensaios clínicos, e da vacina contra Influenza também produzida pelo instituto e que abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Conforme explicou o diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, em nota divulgada pelo instituto, os estudos ainda são iniciais e estão na chamada prova de conceito, quando se coletam resultados de análises feitas em amostras não humanas. No entanto, diante dos desdobramentos positivos, ele vê a possibilidade de começar os ensaios clínicos (em voluntários) em até um ano.

Para se ter uma ideia, os testes em humanos da ButanVac começaram um ano após a finalização da prova de conceito.

"O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos do Butantan: a vacina da Influenza, que temos conhecimento de muitos anos; e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da gripe", explicou Oliveira.

Segundo o diretor, os pesquisadores estão estudando a interação, fazendo os exames de estabilidade e ele avalia que os primeiros resultados são bons.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por