
Moradores de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, produziram uma rapadura de 18,6 toneladas, certificada como a maior já feita no país, de acordo com a plataforma RankBrasil, especializada em recordes brasileiros. O doce enorme precisou ser partido com o uso de britadeiras e picareta, antes de ser distribuído à população.
A “maior rapadura do Brasil” fez sucesso nas redes sociais. O doce foi preparado para o 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar - Pindorecana 2025, realizado pela prefeitura entre os dias 24 e 27 de julho. A rapadura foi apresentada para a população no primeiro dia de festa e repartida no último dia.
O doce, que tem como base a cana-de-açúcar, foi produzido pelo Engenho Almeida e levou 11 dias para ficar pronto, envolvendo dezenas de pessoas na produção. A rapadura tinha 6,8 metros de comprimento, 78 centímetros de altura e um peso de 18,660 toneladas.
Funcionários da prefeitura tiveram que utilizar picaretas e britadeiras para dividir a rapadura. As cenas da repartição viralizaram nas redes sociais devido ao esforço necessário e aos instrumentos utilizados para quebrar a rapadura.
"Símbolo da nossa cultura, da força do nosso povo e da doçura que brota do trabalho no campo, o município de Pindoretama foi certificado, na última quinta-feira (27), com o novo recorde da maior rapadura do mundo pesando 18.660 quilos", escreveu a página da prefeitura no Instagram.
Leia mais: