Gilberto Gil celebra o rei do baião em coletânea especial

Do Hoje em Dia
29/10/2012 às 12:14.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:40
 (Divulgação)

(Divulgação)

É tempo de celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Além do filme ("Gonzaga – De Pai Para Filho"), que entrou em cartaz na última sexta-feira (26), uma série de lançamentos trata de marcar a vitória do legado do pernambucano (filho de Exu) sobre o tempo. E agora é Gilberto Gil que entra na roda. O selo Discobertas (Warner Music) assina "Gilberto Gil canta Luiz Gonzaga", com um repertório que traz canções cartões-de-visita (como "Asa Branca", "O Xote das Meninas", "De Onde Vem o Baião", "Qui Nem Jiló") ou "Assum Preto"), em interpretações entusiasmadas, longe do protocolar, do bater ponto.

Sanfona

Cumpre lembrar que o primeiro instrumento de Gil – que também festeja, este ano, uma "data redonda", a de 70 anos de vida – foi uma sanfona, com a qual participou de uma primeira gravação em estúdio, ainda em Salvador.

Neste projeto, há músicas que Gilberto Gil gravou desde os anos 1970, na volta de seu exílio, até 2000, quando realizou dois projetos seguidos nos quais clássicos do rei do baião foram devidamente inseridos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por