O governo de Minas Gerais vai antecipar a primeira parcela do salário dos servidores estaduais, que seria depositada na quinta-feira (16). O valor é referente ao vencimento do mês de julho e os recursos estarão disponíveis na conta dos servidores até esta quarta-feira (15), segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Ainda segundo a SEF, a culpa pelo escalonamento do pagamento dos servidores e os atrasos é do governo federal. “Tanto o escalonamento dos salários, quanto eventuais atrasos no pagamento, ocorrem em razão de fatores que fogem à atuação da SEF, sobretudo entraves impostos pelo Governo Federal, como bloqueio de contas do Estado e a não destinação de recursos devidos. Os critérios de pagamento e as demais datas estão mantidos, conforme já anunciado”. 

O governo informou também que a antecipação é resultado de medidas adotadas pelo governador para equilibrar as contas públicas. 

No início do mês, o Estado divulgou a escala de pagamento para este mês. A primeira parcela sairia no dia 16, quando seriam depositados até R$ 3 mil para os servidores da Segurança Pública e da saúde (Fhemig). Para os demais servidores, o valor seria de até R$ 1,5 mil.
A segunda parcela está marcada para o dia 27 e a terceira, para o dia 31.