Ônibus de BH terão ar-condicionado, ampliação de linhas e abertura da caixa-preta

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
02/02/2017 às 20:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:40

Mais conforto para os passageiros, ampliação das rotas na periferia e auditoria nas contas das concessionárias de ônibus. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, usou novamente as redes sociais para anunciar uma série de mudanças no transporte público da capital. As novidades vão desde ar-condicionado nos coletivos à abertura da “caixa-preta” das empresas.

Trezentos novos ônibus entrarão no sistema neste ano e todos serão equipados com o ar-condicionado. Já em 2018, serão 500. Os carros começarão a circular pelos bairros mais distantes da área central. As decisões foram tomadas em uma reunião, ontem, entre Kalil, BHTrans e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH).

Caixa-preta

O prefeito também disse que será licitada uma auditoria fiscal e contábil para o transporte com o intuito de analisar os custos e receitas do sistema. Enquanto não for concluída a revisão, os cobradores permanecem nos ônibus.

Também serão promovidas melhorias nos coletivos que ligam os bairros às estações de integração, a fim de garantir o cumprimento dos horários e dos itinerários. Kalil anunciou o aumento do número de linhas em vilas e favelas. Outra modificação prevista é a ampliação das faixas exclusivas para os ônibus.

A prefeitura não esclareceu quando toda a frota será trocada; faltam detalhes sobre a circulação dos ônibus na periferia e da expansão da Operação Viagem Segura

Mesmo diante da possibilidade de melhoria na vida dos usuários desse meio de transporte, muitas questões ainda carecem de detalhes. A prefeitura não esclareceu quando toda a frota dos ônibus da cidade será trocada bem como quando e nem onde os ônibus começam a circular na periferia. A expansão da Operação Viagem Segura também não foi informada.

No início da noite de ontem, o Executivo municipal informou que, no momento, não há detalhes. Procurado pela reportagem, o SetraBH afirmou que as decisões tomadas por Kalil não terão impacto imediato no valor das tarifas de ônibus. No entanto, não é possível prever o que ocorrerá no futuro, já que as medidas serão adotadas gradativamente e ainda será realizada uma licitação nas contas do transporte coletivo. 

Táxis

O prefeito de BH também anunciou que, a partir de 6 de março, os taxistas poderão trafegar na pista exclusiva do Move da avenida Antônio Carlos. A liberação será em caráter de teste e poderá ser ampliada para o corredor da Cristiano Machado.

Presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens (Sincavir), Avelino Moreira Araújo afirmou que essa é um solicitação antiga da categoria. “Já tínhamos feito estudos e enviado um documento ao presidente da BHTrans pedindo a liberação de todas as faixas exclusivas do Move”. 

Apesar de ter tido apenas uma parte da solicitação atendida, Avelino acredita ter sido um grande ganho. “Vai trazer qualidade de vida, comodidade e segurança para o cliente do táxi, que é o que mais almejamos. Além disso, nosso mercado é aquecido quando o cliente é bem atendido”.

Com Ana Cláudia Ulhôa

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por