Ônibus roda de graça na capital em manifestação pela tarifa zero

Aline Louise - Hoje em Dia
02/03/2014 às 09:14.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:23
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

“Se você paga, não deveria, pois o transporte não é mercadoria”. Cantando essa marchinha, os integrantes do Coletivo Tarifa Zero, ligado à Assembleia Popular Horizontal, chamaram os foliões para circular pela cidade de graça, em dois ônibus sem catraca que providenciaram para o Carnaval de BH.

Os veículos saíram da Praça da Estação às 14h, em meio à festa feita pelos blocos Então Brilha e da Praia. “Conseguimos os ônibus emprestados e surgiu a ideia de fazer a tarifa zero no Carnaval, já que a prefeitura não quis”, disse uma das organizadoras, Marina Costa Val.

Segundo ela, o Coletivo solicitou à PBH transporte de graça para a população durante a folia, mas o pedido foi negado.

“A BHTrans disse que custaria R$ 9 milhões para todos os ônibus circularem com tarifa zero no Carnaval. Isso não representa nem metade do CGO (Custo de Gerenciamento Operacional), taxa que a prefeitura deixou de cobrar das empresas que fazem o transporte coletivo na capital”, complementou a jornalista Larissa Veloso, que também faz parte do Coletivo Tarifa Zero.

O transporte gratuito foi financiado pela arrecadação do grupo com a venda de camisetas e bótons, desde o ano passado.

A assessoria da BHTrans informou que a liberação dos ônibus chegou a ser discutida com a Belotur, mas que só poderia acontecer se houvesse verba para custear a gratuidade para os foliões.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por