Ônibus velhos e descumprimento de horário provocam revolta e coletivo é queimado

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
04/02/2014 às 22:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:48
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

De um lado, o clamor já intolerante de uma população que paga caro por um serviço de transporte coletivo precário. De outro, os interesses dos gestores do patrimônio público e os donos do privado. Revoltados com atrasos, veículos velhos e lotados, passageiros atearam fogo em um ônibus da linha 4390 (Córrego das Calçadas/Belo Horizonte), na manhã desta terça-feira (4), em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O estopim do ataque foi a agressão sofrida por um adolescente de 16 anos, que havia pulado a roleta sem pagar passagem. P.C.D.S disse que foi xingado e levou tapas de dois homens armados que se diziam ex-policiais e fiscais da linha., mesmo tendo voltado e pagado a viagem de R$ 3,90.

O sargento da Polícia Militar (PM) Sérgio Domingos informou que os suspeitos não são policiais; eles fugiram em uma moto e não foram localizados.

Incêndio

Logo depois da confusão com o jovem, o veículo foi incendiado, mas ninguém soube apontar o autor do crime ou como o fogo começou. Em poucos minutos, sobrou apenas a carcaça do coletivo. Outros dois veículos que estavam no ponto final (na avenida Felipe Gabrich, bairro Santa Matilde), foram apedrejados por populares.

No final da manhã, cerca de 30 pessoas tentaram fechar a rua e fazer uma barricada queimando pneus, mas foram impedidos pela polícia. Eles reivindicavam um transporte coletivo mais digno.

“Esses ônibus são um absurdo. Levam duas horas para passar nos dias de semana, e três horas em feriados. Gastamos mais de duas horas para chegar em Belo Horizonte”, reclamou a usuária da linha, Vanusa Moreira, de 42 anos.

Ronaldo Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR-BH), que atende à RMBH, exceto Contagem e Betim, ratifica a precariedade de linhas de ônibus na Grande BH.

“As principais reclamações dos usuários são descumprimento de horários, veículos velhos, sem manutenção e lotados”, aponta Batista, que também é secretário da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas).

O secretário municipal de Segurança Pública de Santa Luzia, Islande Batista, afirmou que o ocorrido é um fato isolado, e não um problema de segurança pública.
 
A Rodap, empresa responsável pela linha 4390, ainda não se pronunciou sobre o incidente.
 
Reclamações

De janeiro a novembro de 2013, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) recebeu 25.125 reclamações sobre o transporte coletivo da RMBH:
 
Reclamações mais frequentes

Tipo Ocorrências
 
NÃO CUMPRIMENTO DO QUADRO DE HORÁRIOS - 7.046
 
RECUSA DE PASSAGEIRO - 3.830
 
ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO - 1.556
 
NÃO RESPEITANDO PONTO DE EMBARQUE/DESEMBARQUE - 560
 
RELACIONAMENTO USUÁRIO/OPERADOR - 656
 
NÃO CUMPRIMENTO DO ITINERÁRIO - 614
 
EXCESSO DE VELOCIDADE/IMPRUDÊNCIA NO TRANSITO - 512
 
SUPERLOTAÇÃO - 378
 
 
Linhas que receberam mais reclamações em 2013

LINHA -  TOTAL DE RECLAMAÇÕES
 
6400 - São Francisco/Santa Cecília/Belo Horizonte
- 526
 
2290 - Nacional/Belo Horizonte - 470
 
6330 - San Genaro/Belo Horizonte -  339
 
6450 - Floresta Encantada Via São Pedro/Belo Horizonte - 256
 
2390 - Ceasa via Ressaca/Belo Horizonte -  212
 
6130 - Sevilha via Santa Martinha/Belo Horizonte - 191
 
6340 - Florença/Belo Horizonte - 177
 
6420 - Bairro Vereda/Belo Horizonte - 140
 
2420 - Jardim do Lago via Ressaca/Belo Horizonte - 129
 
1150 - Terminal T. Neves /Duval de Barros/ Flamengo /BH - 90
 
Números do transporte coletivo na RMBH:


- 3.079 ônibus circulam em 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)

- 640 mil viagens são realizadas por mês, em média

- 20.500 passageiros são atendidos, em média mensal. As informações são da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

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