Com a permissão para que bares e restaurantes voltem a funcionar em Belo Horizonte a partir desta sexta-feira (4), os ônibus da capital voltarão a oferecer viagens ao longo de todo o dia aos domingos e feriados. A informação foi divulgada pela BHTrans nesta segunda-feira (31).

Atualmente, os coletivos rodam em horário reduzido nos domingos e feriados, entre 6h e 9h59 e entre 16h e 19h59. As linhas alimentadoras das estações de integração funcionam, além dos horários citados, entre 20h e 20h59 nesses dias.

A nova frequência de viagens deverá ser informada nos próximos dias. Segundo a empresa, a ampliação do quadro é estudada diariamente, com base na demanda da população.

Para conseguir aumentar a quantidade de coletivos rodando, a empresa informou que não descarta a colocação de ônibus extras, caso seja necessário, como forma de garantir a cobertura de viagens suplementares e que não estavam programadas.

Antes da pandemia e em um dia útil normal, o sistema de transporte coletivo da cidade transportava cerca de 1,2 milhão de usuários em 24.500 viagens. Com a chegada da pandemia, a BHTrans contabilizou uma diminuição de aproximadamente 75% no número de viagens.

Com esse argumento, a empresa permitiu a redução da quantidade de viagens para 12 mil por dia - queda de 50%. No início do mês, com a permissão de abertura de lojas e shoppings, o número de viagens foi alterado, chegando a 13 mil viagens/dia nas segundas e terças e cerca de 14,6 mil viagens/dia de quarta a sexta-feira.

Na semana passada, quando as atividades puderam funcionar durante toda a semana, o número de viagens feitas pelos ônibus subiu mais um pouco e alcançou 15,6 mil por dia. O número representa o transporte de 550 mil passageiros - 44% do número de usuários de antes da pandemia.

Atualmente, BH tem frota com 2.858 veículos. "Importante acrescentar que algumas linhas estão operando com um número maior de viagens do que no período pré-pandemia, para atender ao decreto que limita o número de passageiros", informou a BHTrans. 

Funcionamento de bares e restaurantes

De acordo com a prefeitura, bares e restaurantes que têm portas de entrada e saída voltadas para a rua poderão abrir de sexta a domingo, entre 11h e 22 horas. A venda de bebidas alcóolicas só será permitida a partir das 17 horas.

Já no restante da semana (de segunda a quinta), o funcionamento deverá ocorrer apenas entre 11h e 15h, sem venda de bebidas alcoólicas.