O outono começou às 13h15 desta terça-feira (20) e o primeiro dia da nova estação deve ser marcado por fortes chuvas em Belo Horizonte. Nesta manhã, a Subsecretaria Municipal de Defesa Civil emitiu alerta para ocorrência de temporais até a madrugada de sexta-feira (23).

No período, o volume de precipitação estimado é de 70 a 90 milímetros. As tempestades poderão ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h. Durante fortes chuvas, a Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Previsão

O outono chega com previsão de temperaturas dentro da média e diminuição da influência do fenômeno La Niña em Minas. Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, é normal que as chuvas diminuam gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho, podendo ocorrer pancadas fortes em abril.

“Com relação à chuva, elas devem ficar  ligeiramente acima da média nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Doce, principalmente em junho e dentro da média nas demais regiões”, destaca. A estação, que marca a transição entre o verão e o inverno, termina às 7h07 de 21 de junho, quando tem início o inverno. 

Leia mais:
Outono começa nesta terça com previsão de pancadas de chuva