10 coisas que você precisa lembrar no dia da prova do Enem

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
01/11/2017 às 06:00.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:28
 (Wilson Dias/ABr)

(Wilson Dias/ABr)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem início neste domingo (5) com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, e os estudantes vivenciam a tensão tradicional da semana que antecede a prova. É hora de respirar fundo, relaxar e tomar alguns cuidados para que tudo dê certo.

Veja 10 dicas do que deve ser feito nessa reta final e boa sorte.

1 – Confira seu documento

Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Fique esperto! Nem tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Caso tenha perdido ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

 2 – Separe o que levar

Obrigatório: Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; Documento oficial de identificação original com foto.

Aconselhável: Cartão de Confirmação de Inscrição; Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local (caso precise do documento)

Proibido: Lápis; Chaves; Livros; Manuais; Borracha; Anotações; Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; Impressos; Lapiseira; Óculos escuros; Caneta de material não transparente; Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

 3 – Chegue no horário

Chegue com antecedência! Em locais de prova muito grandes você pode demorar a achar a sua sala. Lembrando que ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões. Portanto, alguns dias antes da prova, verifique o trajeto que você deverá fazer para chegar ao local indicado no seu cartão de confirmação e o tempo gasto no trânsito. Se for utilizar transporte público, já tenha em mãos os horários dos ônibus e trabalhe sempre com um período de segurança. Se for de carro, procure saber se há estacionamento por perto. Ou seja, se programe!

Veja a programação do dia em todos os locais de provas:

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas em 5/11

18h – Término das provas em 12/11

 4 – Fique atento

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no Envelope Porta-Objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Confira seus dados no Cartão-Resposta/Folha de Redação. Agora todos eles terão o seu nome e número de inscrição. Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta. Destaque, com muito cuidado, o Cartão-Resposta/Folha de Redação do Caderno de Questões. Agora eles serão encartados e não poderão ser substituídos se forem danificados.

 5 – Fuja da eliminação

Não comece as provas antes das 13h30 e atenda às orientações da equipe de aplicação durante o Exame. Após 13h, não saia da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal. Se terminar a prova antes dos 30 minutos finais, entregue seu Caderno de Questões ao aplicador. Não faça anotações em qualquer documento que não seja o Cartão-Resposta, o Caderno de Questões, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

 6 – Tenha foco

Aproveite a nova composição das provas para focar nas matérias que serão pedidas. Primeiro serão aplicadas as questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração. Os estudantes terão o espaço de uma semana para estudar.

 7 – Comece pela redação

A dica é começar pela redação, pois ela é eliminatória e tem um grande peso na nota do Enem.

 8 – Leia a prova antes

Antes de fazer a redação, o indicado é ler as questões de Ciências Humanas, pois dependendo do tema, o aluno pode encontrar inspiração e ideias nos próprios enunciados.

 9 – Vá nas questões mais fáceis

Priorize as questões fáceis. O Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, por isso é fundamental que o candidato acerte as fáceis para garantir uma boa pontuação.

 10 – Dê um tempo

Depois de responder entre 20 e 30 exercícios, é interessante dar um intervalo, ir ao banheiro, lavar o rosto. Isso vai melhorar a circulação sanguínea e impedir que o rendimento caia.

Fonte: Blog Educação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por