2º dia do Enem: prova deve ser mais enxuta, mas é preciso interpretar com cuidado as questões

Da Redação*
08/11/2019 às 20:12.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:37
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)


Textos mais enxutos e, consequentemente, uma prova menor. Essa é a expectativa para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, segundo professores. A previsão dos educadores, no entanto, não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto. Muita atenção será necessária para responder às questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Os candidatos terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver o teste. “O desperdício de tempo é um grave problema. A cada 30 minutos, quando o fiscal tirar o papelzinho, o candidato tem que ter marcado dez questões”, recomenda o professor de Física Leonardo Gomes, do curso on-line Descomplica. 

Decifrar o que realmente está sendo exigido é fundamental, acrescenta o docente. “É importante buscar nos textos partes que importam (para a resolução) e não sejam levados por palavras que não servem para nada”. Uma dica é priorizar sempre as questões mais fáceis e, depois, voltar nas difíceis.

Importante também é repetir o que funcionou no primeiro dia, domingo passado. “Distribuição do tempo, chegada ao local do exame. Fazer do mesmo jeito para não ter problema e não chegar atrasado. Ir com calma, que vai dar tudo certo”, sugere o professor de Matemática do colégio Marista João Paulo II, em Brasília, Leonardo Simões.

Na hora da prova

Exercícios de respiração podem ajudar quem estiver nervoso. “Minha dica inicial, de cara, para controlar o emocional, é a respiração. Ela oxigena o cérebro e faz com que o estudante fique mais tranquilo. Se se sentir nervoso, pare, feche os olhos, respire fundo. Isso reduz os batimentos cardíacos. Se estiver muito abalado, tome água, vá ao banheiro”, indica Allan Rodrigues, professor de Química do Descomplica.
 
Aos estudantes que estão ainda nervosos com o desempenho no primeiro dia, Rodrigues reforça: “o que passou, passou. Não tem como prever a nota”.

Enem 2019

Na primeira fase do Enem foram 3,9 milhões de participantes. Eles fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Aqueles que faltaram no primeiro dia podem fazer o exame deste domingo, mas o teste servirá apenas para autoavaliação.

*Com Agência BrasilEditoria de Arte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por