2,3 milhões de veículos estão sem licenciamento em Minas

Celso Martins - Do Hoje em Dia
05/07/2012 às 12:11.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:20
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Minas Gerais ainda tem 2,3 milhões de veículos em circulação sem o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) de 2012. O percentual em situação irregular representa 32,5% da frota do Estado. Os carros com placas terminadas com os algarismos 1, 2, 3 e 4 já podem ser apreendidos se o documento não for apresentado à polícia em blitze.

A partir da semana que vem, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) vai intensificar as fiscalização para cobrar o CLA deste ano. Quem for parado em uma fiscalização e não tiver o documento em mão terá o veículo apreendido e removido para o pátio do Detran. Além de multa de R$ 192, o motorista inadimplente terá que arcar com as despesas de reboque e diárias cobradas pelas empresas que prestam este serviço para o Detran.

O Seguro Obrigatório (Dpvat), usado para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, ainda não foi pago por 1,7 milhão de proprietários de veículos, o que representa 24% do total. O segundo maior motivo de não emissão do CLA no Estado é a taxa de licenciamento, que venceu no dia 2 de abril, no valor de R$ 62,38.

A taxa ainda não foi paga por 1,6 milhão de pessoas, 23,5% do total.Para receber o CLA, é preciso pagar as multas de trânsito, inclusive as aplicadas em outros estados.

O diretor-geral do Detran de Minas, delegado Oliveira Santiago, alerta que o proprietário deve pagar os débitos em atraso com pelo menos dez dias de antecedência. “Os bancos precisam processar os boletos e, em seguida, repassar as informações para a Secretaria de Estado da Fazenda”, explicou.

Segundo Oliveira, neste ano, o Detran antecipou a cobrança do CLA em dois meses, medida tomada para tentar diminuir a taxa de inadimplência no estado, o que ainda não deu resultado.

Mais informações sobre nossa frota irregular na edição digital

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por