Pelo menos 30 motoristas foram flagrados embriagados durante blitze da Lei Seca realizadas netes final de semana, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

De sexta-feira até às 5 horas deste domingo (13), 117 veículos foram abordados. Ao todo, 12 motoristas estavam com teor etílico acima de 0,34 e 15 com teor entre 0,14 e 0,33. Eles foram multados e tiveram a carteira de habilitação recolhida.

Os motoristas com álcool acima do permitido ainda responderão a processo judicial. O balanço mostra ainda que houve quatro recusas de teste do bafômetro. A fiscalização aconteceu nas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Raja Gabaglia, BR-356, regiões Oeste e Centro Sul de BH.

A nova Lei Seca entrou em vigor no último dia 21 de dezembro e aumenta a multa para R$ 1.915,40 para quem for flagrado dirigindo alcoolizado. Segundo a legislação, essa quantia pode dobrar se, no prazo de um ano, o motorista for reincidente.

O valor sobe para R$ 3.830,80. Agora, além do bafômetro, o depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos também podem comprovar que motorista está alcoolizado.