Para muita gente, falar em público é uma tarefa complicada, que desencadeia uma série de transtornos físicos e emocionais como mãos trêmulas, rosto vermelho, suor excessivo, falta de ar e até o famoso "deu branco". A boa notícia é que esses obstáculos podem ser vencidos segundo a psicóloga Gislene Isquierdo, master coach e especialista em destrave emocional. "Se você quer sentir-se seguro, passar confiança e credibilidade, e mais, se você quer conquistar o verdadeiro efeito uau ao se apresentar em público, precisa valorizar os seus pontos positivos e melhorar a autoconfiança”, explica.

Segundo a especialista, falar em público não é só uma questão de passar uma informação e ser ouvido, mas se apresentar e encantar as pessoas. Para facilitar, ela separou quatro filmes que podem estimular qualquer pessoa a falar em público.

1. Sociedade dos Poetas Mortos

Sociedade dos Poetas Mortos

O filme de 1989, estrelado pelo astro Robin Williams, conta a história de um professor que, ao chegar na Academia Welton, escola preparatória para garotos, mexe com as estruturas tradicionais do colégio por estimular os jovens. Em diversos momentos, ele pede que os alunos se movimentem, seja subindo na mesa ou chegando perto do quadro de fotos de ex-alunos. Segundo a psicóloga, durante uma palestra ou apresentação é importante estimular ação no público. “Exigir algum tipo de movimentação da audiência faz com que eles saiam da passividade e assumam uma postura ativa”, explica Gislene. “Isso garante a participação das pessoas, que se sentem convidadas a participar de verdade de sua apresentação”.
 
2. O Discurso do Rei

O Discurso do Rei

O filme britânico de 2010 gira em torno das tentativas do rei George VI, da Inglaterra, para superar seu pavor de falar em público e conseguir liderar a nação em um período difícil: a 2ª Guerra Mundial. “Esse filme prova que até mesmo a gagueira e o maior de todos os medos de falar em público podem ser vencidos com treino e dedicação suficientes”, explica a psicóloga. Além disso, ela destaca que se trata de uma história real. “Mesmo que você tenha pânico de falar em público, quando você tem um motivo realmente importante para vencer esse medo e busca uma ajuda adequada, você consegue”, completa.
 
3. Steve Jobs

Filme Steve Jobs

O filme de 2015, que conta com o ator Michael Fassbender como um dos maiores empreendedores da história recente, mostra a vida do homem sempre nos bastidores de suas principais apresentações. Ao longo do filme, o espectador compreende cada vez mais a importância de se preparar. “A Apple sempre valorizou as apresentações dos produtos, e isso mostra o quanto é importante não apenas fazer algo de qualidade, mas saber como apresentar seu trabalho para os outros”, explica a especialista, destacando a importância de ter paixão pelo assunto que vai ser apresentado e desenvolver a habilidade de contar histórias. “Além disso, Steve Jobs sabia transformar a apresentação em um espetáculo e praticava exaustivamente”, ensina.
 
4. Obrigado por Fumar

Filme Obrigado por fumar

A comédia irônica de 2005 conta a história de Nick Naylor, interpretado pelo ator Aaron Eckhart, que trabalha como lobista para a Academia de Estudo do Tabaco e tem como principal objetivo convencer as pessoas de que o cigarro não é algo ruim. Apesar de não ser muito correto eticamente, o protagonista passa ensinamentos interessantes a quem precisa falar em público: autoestima e desenvoltura. “Com os argumentos bem trabalhados e bastante prática, é possível transformar o seu discurso em uma estratégia de venda impactante”, resume, destacando o poder de persuasão de uma apresentação com gestual e entonação bem trabalhados.

Fonte: Gislene Isquierdo, psicóloga, master coach e especialista em destrave emocional