5 dicas para seu cão perder o medo de fogos de artifício

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/12/2016 às 11:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:03
 (FREDERICO HAIKAL)

(FREDERICO HAIKAL)

Os fogos de artifício, que marcam a virada do ano e chamam a atenção pela beleza, podem trazer desconforto para os animais por causa do barulho. “Os cães possuem uma audição muito mais sensível que a humana, por isso conseguem captar os sons com uma intensidade bem maior. Sendo assim, é importante tomar algumas precauções nas situações em que há barulho excessivo”, explica Cleber Santos, adestrador e especialista em comportamento animal.

Segundo o especialista, existem alguns métodos para acabar com a fobia do cão em relação ao barulho e que devem ser aplicados desde filhote. “Quanto mais cedo o dono se propuser a acalmar o cão em meio a barulhos intensos, como o de fogos de artifício, trovões ou até mesmo os sons do trânsito, mais fácil será obter os resultados desejados”, afirma.

Veja as cinco dicas:
1. Comporte-se com naturalidade em meio ao barulho: O comportamento do dono têm uma influência direta no humor do cão. Se no momento em que o animal estiver com medo, o dono fizer carinho e lhe der recompensas para tirar a atenção do barulho, o animal entenderá que é correto ficar assustado. O indicado é ser natural.

2. Associe o barulho a algo positivo: Em dias tranquilos e próximos da semana das festas, coloque sons de fogos de artifício para seu cão ouvir e reserve esse mesmo tempo também para brincadeiras e descontração. Isso fará com que ele associe o barulho a algo positivo.

3. Controle a intensidade do barulho: Faça o que for possível para abafar o barulho dos fogos vindos da rua, para que ele não fique intenso demais. Às vezes, o próprio som da televisão de casa ou do ventilador pode ajudar. Mantenha o animal dentro de casa, feche janelas e portas.

4. Evite deixar o animal sozinho em casa: Quando o cão fica com medo, ele pode entrar em pânico e tentar fugir, o que pode ser perigoso. Caso o dono precise sair de casa ou viajar, o ideal é recorrer a um hotel para cães que tenha uma equipe especializada para dar suporte aos animais.

5. Consulte um profissional: Quando o medo do cão for muito acentuado, fazendo com que ele adote um comportamento fora do comum ao ouvir fogos, o mais recomendado é consultar um adestrador profissional para que ele possa diagnosticar a causa do problema e tratar o cão com técnicas adequadas.

Fonte: Cleber Santos, adestrador e especialista em comportamento animal, responsável pela equipe técnica da Creche e Centro de Treinamento Comport Pet, em São Paulo

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por