7 dicas para fazer uma redação nota 10 no Enem

Da Redação
01/11/2017 às 12:27.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:29
 (Arquivo/Agência Brasil)

(Arquivo/Agência Brasil)

Na reta final para as provas do Enem 2017, especialistas dão dicas de como se sair bem na temida redação. As orientações foram elaboradas pela professora Débora Campos, do Colégio Magnum. “Sabemos que cabe à redação 1000 pontos distribuídos em apenas 30 linhas e, por isso, não dá para desperdiçá-los. Atenção redobrada e alguns cuidados podem ser muito úteis para conseguir um bom resultado”.

Dica 1
“No Enem, as provas objetivas exigem boa compreensão de texto e raciocínio interdisciplinar. Tal diretriz se mantém na produção textual, com a diferença que, nela, você passa a ser o responsável pela materialização desses aspectos”, explica Débora.

Desta forma, o aluno deve compreender bem o tema e os textos motivadores da proposta, sendo indispensável que a redação apresente diálogos com áreas do conhecimento como Estatística, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Artes, entre outros.

Dica 2
A redação se submete a cinco competências, valendo 200 pontos cada uma delas. Mas, o que vem a ser competência? É a reunião de três atributos: conhecimento, habilidade e atitude. “Ou seja, você deve conhecer os critérios que irão nortear a correção do texto; ser hábil em atendê-los; e, efetivamente, concretizá-los em sua escrita”, comenta a professora. Para cada item da grade de correção, existe uma dica para melhorar seu resultado. São elas:

Dica 3
Norma-padrão: o ideal é fazer letra legível e cuidar da ortografia, acentuação, vírgula, crase e concordância. Caso tenha dificuldade em algum desses aspectos, ainda dá tempo de acessar boas aulas no YouTube, por exemplo.

Dica 4
Compreensão do tema e formulação da tese: investigue o tema palavra por palavra para não deixar nenhum direcionamento de fora; formule sua tese considerando as possibilidades interdisciplinares que a justifiquem; faça um esqueleto do texto antes do rascunho, pois isso evita inadequações argumentativas e perda de tempo.

Dica 5
Sustentação da tese: tudo que você escrever, após a apresentação da sua tese, terá o objetivo de comprovar que ela faz sentido. Por isso, concentre-se em relacionar os argumentos ao seu ponto de vista. É indispensável também que seu texto tenha progressão, isto é, o seu raciocínio textual teve ter uma marcha progressiva, que não fique no mesmo lugar.

Dica 6
Articulação linguística do texto: exige palavras que estabeleçam conexão entre as partes de seu texto. Para isso, empregue conjunções, locuções prepositivas, advérbios, pronomes e sinônimos para deixar o texto harmonizado e sem rupturas entre os assuntos.

Dica 7
Intervenção: deve-se reservar algumas linhas para esse aspecto avaliativo. Analise a conexão das propostas de intervenção com a discussão do texto. Veja se elas são pertinentes e se relacionam, especificamente, à demanda temática. Não se esqueça: Intervenção não é conclusão, ou seja, ela tem que ser materializada, não podendo ficar no âmbito ideológico.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por