Todo dia é um 7 x 1 diferente. O termo surgido após a goleada da Alemanha sobre a Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 2014, agora poderá ser usado por um motivo diferente. Parte da renda arrecada após a goleada histórica do Brasil - que culminou na eliminação do país do Mundial - foi doada para o Hospital da Baleia, instituição filantrópica em Belo Horizonte.

Com a renda, de R$ 150 mil, a instituição construiu consultórios ondontológicos que vão atender crianças que lutam contra o câncer. O espaço será inaugurado na próxima segunda-feira (16). Futuramente, a intenção é ampliar o serviço também para os pacientes adultos.

A construção fez parte do projeto Goleada do Bem. Junto com o Mineirão, o consulado da Alemanha no Brasil e a ONG alemã Dahw foram leiloadas a trave e partes da rede utilizada no jogo. Cada instituição doou acima de 71 euros (em referência ao placar), por cada pedaço da rede. A trave, por sua vez, está exposta no museu do futebol de Dortmund, na Alemanha.

hospital da baleia
Filantrópico Hospital da Baleia inaugura consultórios odontológicos com recursos do Goleada do Bem

O total levantado com o leilão foi repassado para quatro instituições, incluindo o Hospital da Baleia. Além da quantia, outras empresas ajudaram na construção dos consultórios. "A partir de agora, o Baleia vai melhorar o atendimento odontológico aos pacientes da oncologia pediátrica", celebrou o hospital.

Segundo a instituição, o cuidado odontológico contribui para a prevenção de agravos da doença e, também, para a melhora do paciente, "diminuindo a incidência de infecções respiratórias, a necessidade de antimicrobianos sistêmicos, a diminuição da mortalidade, além de representar uma economia significativa". 

O novo serviço vai oferecer procedimentos preventivos e curativos, principalmente no combate à mucosite.