9 dicas de primeiros socorros em caso de acidentes bucais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/02/2018 às 20:42.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:19
 (Divulgação Silvia Reis Ortodontia)

(Divulgação Silvia Reis Ortodontia)

Mesmo quando há acompanhamento periódico da saúde bucal, visita regular ao consultório do dentista, ninguém está livre de sofrer acidentes inesperados como quedas, dentes quebrados, sangramentos, dores e outros contratempos.

São inúmeras as emergências relacionadas aos dentes e à cavidade bucal e saber o que fazer nestes casos é muito importante. Veja nove dicas de como agir nessas situações:  

1- Queda do dente

Antes de tudo, é importante colocar o dente em um copo com leite ou soro fisiológico, pois esses líquidos são capazes de manter vivas as células necessárias para um possível reimplante. Outra dica fundamental é não lavar ou esfregar o dente, para não haver risco de eliminar tais células. Nesses casos, o procedimento de reimplante deve ser feito em, no máximo, duas horas. Quanto maior o tempo entre o acidente e a cirurgia, menor o índice de sucesso.

2 - Dente quebrado

Pedaços maiores de dente quebrado também devem ser mantidos em soro fisiológico ou leite e levados ao dentista, para serem colados. Se não forem localizados, não estiverem em bom estado ou a quebra não for tão grande, restaurações com resinas ou cerâmicas reabilitam perfeitamente a estética e a função da falha. Grande ou pequena, a quebra exige um controle radiográfico para verificar se houve danos à polpa do dente. Se a resposta for positiva, será preciso fazer um tratamento de canal.

3 - Sangramento da gengiva

Os sangramentos mais frequentes, decorrentes da escovação e do uso de fio dental, são moderados e têm a ver com doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. Normalmente, cessam rapidamente, o que não elimina a necessidade de procurar um periodontista o quanto antes, para que seja indicado o tratamento adequado. Já os sangramentos muito abundantes são raros e geralmente associados a doenças graves. Nestes casos, é imprescindível ir a um pronto-socorro hospitalar imediatamente.  

4 - Sangramento na língua ou nos lábios

Isso costuma ser decorrente de acidentes com cortes. Se forem pequenos, umedeça uma gaze com água filtrada e comprima a região para controlar totalmente o sangramento. Para cortes maiores, o mesmo procedimento deve ser realizado, mantendo a gaze pressionada sobre a área até chegar a um serviço de emergência, para que uma sutura seja feita por profissionais.

5 - Quebra ou deslocamento da mandíbula

Aqui, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro e procurar um profissional do setor de emergência bucomaxilofacial. Serão investigadas possíveis fraturas nos ossos da face por meio de radiografias e tomografias e, em seguida, definida a necessidade ou não de cirurgia, além da indicação de exames complementares e tratamentos adequados.

6 - Objetos presos na boca ou entre os dentes

Em primeiro lugar, mantenha o corpo reto e não tombe a cabeça para os lados ou para trás, para evitar que os objetos caiam por acidente no sistema respiratório. Dirija-se a um pronto-socorro odontológico. As chances de machucar ainda mais a boca ao tentar fazer a retirada sem auxílio especializado são grandes. No caso de algo preso entre os dentes, o mais comum é que sejam restos de comida. Use fio dental para removê-los.

7 - Dor de dente

Analgésicos e anti-inflamatórios são suficientes para controlar a dor até a intervenção profissional. Mas, somente o dentista poderá diagnosticar o problema, agir com medicação local, fazer os procedimentos corretos e sanar de fato a origem da dor.

8 - Bochecha inchada 

O inchaço normalmente é consequência de uma inflamação, sendo prudente ir ao dentista para checar o motivo, que pode ser desde algum alimento acumulado por baixo da gengiva até caxumba, passando por inflamação nos dentes ou no osso ou, ainda, uma alergia.

Fonte: Sílvia Reis, doutora em Ortodontia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por