9 dicas para para o lojista se preparar para a Black Friday

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
10/11/2016 às 11:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:36
 (Kena Betancur/Getty Images/AFP)

(Kena Betancur/Getty Images/AFP)

No próximo dia 25 de novembro, vai ser realizada mais uma edição da Black Friday, dia destinado a descontos em vários produtos, tradicional nos Estados Unidos e que vem ganhando força no Brasil. Nos últimos anos, porém, muitos consumidores reclamaram de propaganda enganosa e falsos descontos. 

Pensando nisso, a Federação do Comércio de Minas Gerais separou 9 dicas para os empresários e que merecem atenção também de consumidores. Veja:

01.  É  proibido “maquiar” descontos: esse tipo de atitude só serve para manchar a reputação da marca. Muitos consumidores aguardam a data para aproveitar oportunidades reais e estão muito atentos a isso. Ofereça promoções efetivas e descontos imbatíveis.

02.  Escolha um produto “de entrada”. No marketing, trata-se de definir um item de alto valor agregado ou muito desejado e oferecê-lo com um excelente desconto. É uma boa estratégia para chamar a atenção das pessoas para o site em geral.

03. Planejamento: o empresário não pode estipular descontos aleatórios. É preciso seguir um planejamento, com análise de custos, margens e artigos com maior e menor procura, incluindo a previsão da verba de marketing e a avaliação do Retorno sobre o Investimento.

04. Gestão dos estoques: é importante fazer uma boa negociação com fornecedores para garantir um mix de produtos atrativo para o consumidor, com preços adequados também ao empresário. Mantenha a reposição de itens que tenham alta procura, para não frustrar o cliente.

05. Atenção às vendas on-line: a Black Friday brasileira é muito concentrada na internet, por isso o site precisa ser todo conferido (conteúdo e funcionamento dos links). É fundamental se certificar de que o servidor suportará o aumento da visitação na data da promoção, garantindo uma boa experiência do usuário e a conclusão da compra. Oferecer chat para tirar dúvidas e ter um ambiente digital que seja responsivo e se adapte aos diversos formatos de telas são diferenciais, além da isenção do frete, se possível.

06. Investimento na internet: apostar nos links patrocinados no Google e no impulsionamento das publicações nas redes sociais, como Facebook, pode potencializar as ações, com um bom custo-benefício. É interessante, também, investir em SEO (otimização de busca), técnica essencial durante todo o ano, mas que ganha importância em uma data concorrida.

07. Fidelização: tente oferecer um tratamento diferenciado aos clientes que já fazem parte da base (rede social, whatsapp, e-mail marketing), como um desconto exclusivo ou antecipação da promoção. Estimular as pessoas a criarem listas de desejos é outro ponto que amplia as chances de venda.

08. Peças publicitárias: criativas, bonitas, mas também funcionais, com informações reais e precisas sobre as campanhas. Os vídeos promocionais são outras opções com grande acesso do consumidor.

09. Cuidados no pós-venda: entregar nos prazos combinados e garantir as condições ofertadas na logística reversa (devolução/troca) são atitudes indispensáveis para não colocar todo o processo a perder.

Em 2015, o evento totalizou mais de R$ 1,5 bilhão em vendas em todo o país, aumento de 57% na comparação com 2014, segundo a Fecomércio. Os pedidos realizados superaram os 3,1 milhões, com o tíquete médio ficando em R$ 492. 

Fonte: Fecomércio

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