A campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina na próxima sexta-feira (14) e, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das cidades mineiras ainda não atingiram a meta de 95% de pessoas imunizadas. Minas Gerais vacinou 94,06% das crianças maiores de 1 e menores de 5 anos contra a pólio e 93,85% contra o sarampo.

Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, indicam que a média nacional de vacinação em sarampo está em 94,7% e em poliomielite, 93,6%. Foram aplicadas em todo país mais de 22 milhões de doses das vacinas (11,2 milhões de cada tipo). Apenas 11 estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo, para as duas vacinas. Mais de 4 mil (72%) municípios do país cumpriram a meta.

A campanha deste ano é indiscriminada. Por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar independentemente da situação vacinal. Cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%. 

Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que a cobertura também está abaixo do esperado. Até a última quarta-feira (11) foram vacinadas 89,5% das crianças contra o sarampo e 89,8% contra pólio. Na capital, o total de crianças contempladas no público-alvo é 109.438 e a meta é vacinar 95% dessas crianças.

Ainda de acordo com a SMSA, 36 casos suspeitos de sarampo foram notificados em pessoas que moram na capital. Destes, 9 já foram descartados e 27 são investigados.

Segundo os especialistas, a vacina é a forma mais eficaz de proteger as crianças contra doenças já eliminadas no país.  A Campanha segue até o dia 14 deste mês e as vacinas estão disponíveis nos centros de saúde, das 9h às 17h. 

Leia mais:
Minas investiga 110 casos de sarampo; vacinação segue abaixo do recomendado
Contagem estende horário de vacinação contra pólio e sarampo na cidade