A próxima etapa das obras da Trincheira do Itaú começa no próximo domingo (17), com os procedimentos para o início das escavações da trincheira. A previsão é que as obras durem em torno de 120 dias, incluindo os acabamentos finais.

Para execução das obras, será necessário o fechamento total da avenida David Sarnoff no trecho entre a avenida Francisco Firmo de Mattos e a entrada do ItaúPower Shopping, nos dois sentidos da via. A avenida Babita Camargos, no entando, não será fechada em nenhum ponto, nem no entroncamento com a David Sarnoff.

Segundo informações da Prefeitura de Contagem, a partir desta quinta-feira (14), fiscais da Transcon estarão nas ruas para orientar motoristas e pedestres sobre as mudanças no trânsito e nos pontos de ônibus. Além disso, serão instaladas faixas e panfletos informativos serão distribuídos inclusive dentro do transporte coletivo.

As mudanças podem ser conferidas, também, no site da prefeitura.


Trincheira

Com a abertura da trincheira, será eliminado o cruzamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos. Assim, quem estiver na David Sarnoff, passará por baixo da estrtura, evitando semáforos, e aqueles que trafegam pela Babita Camargos passarão por cima, com tempo parado no semáforo 33% mais baixo.  

Segundo a prefeitura, este é o local com maior fluxo de trânsito no perímetro urbano de Contagem. Transitam no local 70 mil veículos por dia, sendo 7 mil no horário de pico, entre as 18 e 19 horas.

A previsão é de que as obras sejam concluídas e entregues até junho de 2016.


Desvios e novas rotas

Apenas um ponto de ônibus será desativado, na avenida David Sarnoff, em frente ao ItaúPower Shopping. O embarque e desembarque de passageiros será dividido em nove pontos na região (mapa).

 

Mapa David Sarnoff

O motorista que estiver na David Sarnoff, vindo do Barreiro, no sentido João César de Oliveira e Eldorado, só poderá chegar até a entrada do shopping. Após esse ponto, a avenida estará fechada. Já para o motorista que desce a João César de Oliveira, sentido Barreiro/David Sarnoff, a via será interditada a partir da avenida Francisco Firmo de Matos.

Os desvios serão feitos pelas ruas adjacentes, como Marechal Castelo Branco, Francisco Firmo de Mattos, Zezé Camargos, Antônio Gonçalves Neto, Antônio Chagas Diniz e Osório de Moraes. Faixas instaladas orientam os motoristas sobre o melhor trajeto.

A avenida Babita Camargos permanece com fluxo normal nos dois sentidos, apenas com proibição de conversão para a avenida David Sarnoff.

Durante as obras, a Transcon orienta os motoristas que venham de Belo Horizonte para bairros da Sede, Nova Contagem e Petrolândia, optem por passar pela Via Expressa. Caso o destino seja o Industrial, utilize, preferencialmente, a avenida Tereza Cristina.