Uma série de informações truncadas envolvendo um abalo sísmico e uma suposta queda de uma 'bola de fogo' do céu em Senhora dos Remédios, cidade localizada a 140 km de Belo Horizonte, na região Central do Estado, causou burburinho nas redes sociais na noite de quinta-feira (20). A prefeitura da cidade confirmou o tremor de terra e negou que algo "caiu do céu".

Tudo começou por volta das 18h50, quando moradores de diversos pontos da cidade sentiram o sismo, que durou cerca de três segundos e foi registrado com magnitude 2.2 pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB). O abalo, sentido mais fortemente no bairro da Horta e no distrito do Japão, não causou grandes problemas.
 

 

abalo

Abalo foi registrado pelo Observatório da Universidade de Brasília 


A não ser no WhatsApp, já que rapidamente usuários começaram a compartilhar um vídeo de uma bola de fogo caindo em uma área marginal de uma rodovia. As imagens foram erroneamente associadas à cidade mineira. Veja o vídeo abaixo:
 

​O vídeo original é estrangeiro. Além dele, foi divulgada uma foto que seria do incêndio causado após a suposta queda da bola. 

Explicações

De acordo com a Prefeitura de Senhora dos Remédios, apenas o abalo sísmico é real nessa história. Nem mesmo o incêndio ocorreu, já que o Corpo de Bombeiros informou que não atendeu chamados na data na localidade citada.
 

fogo

Imagem foi divulgada como se fosse após a queda da bola de 'fogo'; prefeitura da cidade desmente