Abastecimento de água em Juatuba não foi prejudicado, garante Copasa

Cinthya Oliveira
29/01/2019 às 13:57.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:17
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Juatuba é uma das cidades banhadas pelo Paraopeba e muitos moradores dessa cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte temem um desabastecimento de água, em decorrência da lama que atingiu o rio, após o rompimento de uma barragem em Brumadinho. Para esclarecer a população de Juatuba, a Copasa divulgou nesta terça-feira (29) que a cidade não corre o risco de ficar sem água potável, pois seu abastecimento acontece por meio do reservatório Serra Azul. 

De acordo com a empresa, as comportas da unidade de captação de água no rio Paraopeba, construída em 2015, foram fechadas assim que a Copasa recebeu a notícia sobre o rompimento da barragem de mineração da Mina do Feijão. Essa foi uma ação preventiva para preservação das instalações daquela captação.

"A operação dessa captação, desde a sua implantação até o dia do rompimento, permitiu a recuperação dos níveis de água nos reservatórios do rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. Esses reservatórios, juntamente com a captação do Rio das Velhas, têm suficiência para a continuidade e a normalidade do abastecimento de água para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essas fontes de água não foram afetadas pelo acidente e todas operam em condições normais", explica a Copasa por meio de nota.

Ainda segundo a empresa, o volume atualmente armazenado nas represas, 198 milhões de metros cúbicos, garante o suprimento regular de água para a população durante os próximos períodos de estiagem 2019/2020.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por