Abastecimento de água está comprometido em Uberaba por falta de insumos

Renato Fonseca - Hoje em Dia
18/11/2015 às 18:24.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:32

Moradores de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão com o abastecimento de água comprometido desde a madrugada desta quarta-feira (18). Um problema operacional ocorreu na Estação de Tratamento (ETA) e a população foi obrigada adotar medidas emergenciais. A tragédia em Mariana, na região Central, pode ter contribuído para o problema.

Conforme o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento do município (Codau), um dos insumos do tratamento de água na cidade, o sulfato de alumínio líquido, não foi entregue no prazo estipulado pela empresa fornecedora.

Só após uma notificação judicial pelo atraso, a distribuição de uma das cargas solicitadas foi feita, na noite desta quarta.

Em nota, o Codau justificou que "toda a produção da indústria (empresa fornecedora) foi direcionada para atender a cidade de Mariana e outras às margens do rio Doce, que enfrentam um dos maiores acidentes ambientais da história do país".

Embora a ETA já tenha voltado a operar, a situação provocou uma repercussão no sistema de reservação, o que acarretará em "intermitência na distribuição por um período de até três dias". Com a recente entrega do sulfato de alumínio líquido, a distribuição de água começará, em breve, para pelo menos dez centros de reservação.

O sulfato de alumínio líquido é parte integrante das soluções químicas usadas no tratamento e tem a função de reduzir a turbidez da água. Sem o sulfato não é possível produzir uma água limpa e de qualidade para ser distribuída para a população.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por