Estão abertas as inscrições para o cadastramento de crianças de 0 a 5 anos que desejam concorrer a vagas nas instituições da rede municipal de educação em 2017. Os interessados têm até o dia 16 de setembro para inscrever aquelas que são residentes de Belo Horizonte. 

Para crianças de 0 a 3 anos, o cadastro é feito pessoalmente nas instituições que oferecem atendimento para quem pertence a essa faixa etária. As inscrições podem ser feitas em qualquer Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei). A matrícula é compulsória para crianças com deficiência ou sob medida de proteção. Do restante das vagas, 70% são voltadas para o público em situação de vulnerabilidade e 30% são definidas por sorteio público. 

Para as crianças de 4 e 5 anos, o cadastro será realizado apenas pela internet, pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte. Os usuários que não tiverem acesso à internet podem efetuar o cadastro nas gerências regionais de Educação, nos dias úteis, no horário comercial, ou nos finais de semana, nos laboratórios de informática das escolas que participam do programa Escola Aberta. As informações fornecidas pela internet deverão ser comprovadas por documentação no ato da matrícula.

A documentação necessária para a inscrição consiste em certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança a ser inscrita; endereço completo de um dos pais ou responsáveis; carteira de identidade e CPF de um dos pais ou responsáveis; cartão de vacina atualizado da criança inscrita ou cartão do centro de saúde que atende a família; comprovante de inscrição no programa Bolsa Família, se possuir.